Honda CX 500 Forum banner

Prós/Contras da suspensão prolink

8.5K views 6 replies 4 participants last post by  Malinwah  
#1 ·
Olá pessoal!

Tenho uma CX500 e arranjei uma CX650c para fazer uma troca de motor. Mas olhando para as coisas e gostando do visual mono-choque, estou tentando decidir que direção seguir com minha construção. Estava pensando em encontrar uma moto doadora GL650 ou peças individuais necessárias em vez de canibalizar a CX650. Ela tem menos de 6 mil km e estou me sentindo um pouco culpado com a ideia de desmontá-la.

Eu li os fóruns e alguns proprietários dizem que não gostam do sistema prolink...

Pensamentos?

#2 · (Edited)
Você precisa desmontá-lo periodicamente para limpar e lubrificar as buchas, senão ele acabará travando... algo que você não precisa fazer com os amortecedores duplos padrão.

Se você também está pensando em estética, dê uma olhada nas estruturas que as motos Pro-link têm e compare-as com as CX500 ou CX650 Custom padrão - as motos Pro-Link têm uma seção de estrutura plana que corre em ambos os lados, o que é uma aparência diferente das outras duas (espinha dorsal única para a CX original, seção tubular para a 650 Custom). Você pode gostar mais ou menos...

#5 ·
Você precisa desmontá-lo periodicamente para limpar e lubrificar as buchas, senão ele acabará travando... não é algo que você precisa fazer com os amortecedores duplos padrão.

Se você também está pensando em estética, dê uma olhada nas estruturas que as motos Pro-link têm e compare-as com as CX500 ou CX650 Custom padrão - as motos Pro-Link têm uma seção plana da estrutura que corre em ambos os lados, o que é uma aparência diferente das outras duas (espinha única para a CX original, seção tubular para a 650 Custom). Você pode gostar mais ou menos...
Eu definitivamente gosto da coluna única limpa, mas também quero uma suspensão com melhor desempenho...

#3 ·
Deixando de lado os méritos dos designs de suspensão, as estruturas projetadas para Pro-Link são significativamente melhores. Quanto à manutenção do Pro-Link, se você fizer direito e adicionar conexões zerk e furar as buchas para levar a graxa até os parafusos, a manutenção anual pode ser reduzida a afrouxar os parafusos/porcas, bombear graxa fresca até sair ao redor dos parafusos e apertá-los novamente periodicamente - talvez 10 minutos extras toda vez que você troca o pneu.

A propósito: Você percebe que sua CX500 é CDI e todas as 650 são TI, o que significa uma extensa fiação para colocar um motor 650 em uma CX500? Se eu estivesse fazendo isso, usaria todo o sistema elétrico do 650. Se você não fizer isso, precisará modificar a fiação para se adequar às unidades TI, refazer a fiação para a chave de ignição (isso NÃO é plug & play) e descobrir onde conectar o ventilador.

#4 ·
Deixando de lado os méritos dos designs de suspensão, as estruturas projetadas para Pro-Link são significativamente melhores. Quanto à manutenção do Pro-Link, se você fizer direito e adicionar conexões zerk e perfurar as buchas para levar a graxa até os parafusos, a manutenção anual pode ser reduzida a afrouxar os parafusos/porcas, bombear graxa fresca até sair ao redor dos parafusos e apertá-los novamente periodicamente - talvez 10 minutos extras toda vez que você trocar o pneu.

A propósito: você percebe que seu CX500 é CDI e todos os 650 são TI, o que significa uma extensa fiação para colocar um motor 650 em um CX500? Se eu estivesse fazendo isso, usaria todo o sistema elétrico do 650. Se você não fizer isso, precisará modificar a fiação para se adequar às unidades TI, refazer a fiação para a chave de ignição (isso NÃO é plug & play) e descobrir onde conectar o ventilador.
Parece que com alguma preparação pode ser mais fácil de manter... Vou ver quem fez uma dessas conexões zerk. Espero que alguém tenha sido gentil o suficiente para mostrar como fazer.

Eu estava planejando trocar o que eu precisava do 650 e fazer uma M Unit para o resto.

#6 ·
Realmente depende do estilo visual que você deseja obter. Para minha construção pessoal, eu tinha uma ideia bastante clara de como seria meu produto final e, para mim, um GL650 fez mais sentido como base para o projeto. Não há necessidade de usar 2 bicicletas para fazer 1. Meu amigo estava construindo uma CX ao mesmo tempo e realmente queria um mono-choque. O dele começou como o projeto inacabado de outra pessoa e já tinha uma conversão de mono-choque mal feita. Tivemos que refazer tudo. Aqui estão algumas palavras de experiência; Existem dezenas de CXs com mono-choque realmente legais de se olhar. Você também pode notar que é raro que eles sejam realmente pilotados. Isso ocorre porque muitos mono-choques de fábrica não têm uma taxa de mola muito alta. Tentamos 4 ou 5 unidades diferentes e até mesmo a final que ele escolheu é um pouco macia para o meu gosto. Por favor, resista à vontade de escolher a forma em detrimento da função. Sua vida pode depender disso. Para responder à sua pergunta original, Sim, o sistema ProLink funciona bem. Eu tive o meu na estrada e fora da estrada e funciona bem, sem problemas. Em vez de sujar seu tópico, nosso tópico de construção está vinculado na minha assinatura, se você quiser fotos e detalhes.

#7 ·
Realmente depende do estilo visual que você deseja obter. Para minha construção pessoal, eu tinha uma ideia bem clara de como seria meu produto final e, para mim, uma GL650 foi a base mais sensata para o projeto. Não há necessidade de usar 2 motos para fazer 1. Meu amigo estava construindo uma CX ao mesmo tempo e realmente queria um mono amortecedor. O dele começou como o projeto inacabado de outra pessoa e já tinha uma conversão de mono amortecedor mal feita. Tivemos que refazer tudo. Aqui estão algumas palavras de experiência; Existem dezenas de CXs mono amortecedores realmente legais com aparência por aí. Você também pode notar que é raro que eles sejam realmente pilotados. Isso ocorre porque muitos mono amortecedores de fábrica não têm uma taxa de mola muito alta. Tentamos 4 ou 5 unidades diferentes e até mesmo a final que ele escolheu é um pouco macia para o meu gosto. Por favor, resista à vontade de escolher a forma em vez da função. Sua vida pode depender disso. Para responder à sua pergunta original, Sim, o sistema ProLink funciona bem. Eu tive o meu na estrada e fora dela e funciona bem, sem problemas. Em vez de sujar seu tópico, nosso tópico de construção está vinculado na minha assinatura, se você quiser fotos e detalhes.
Eu vi sua construção! Função com certeza. Estou pensando que adicionar um sistema de articulação é a melhor maneira de fazer isso e o prolink de um GL seria a maneira mais fácil de fazê-lo funcionar. Em vez de construir uma suspensão traseira de articulação e modificar um braço oscilante CX 500, parece mais trabalho do que precisa ser feito.